Palestrantes

Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:

CONS. ADIRCÉLIO DE MORAES FERREIRA JUNIOR
ADIRCÉLIO DE MORAES FERREIRA JUNIOR
Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pós-graduado em Contabilidade e Auditoria pela UFRGS. Atuou como auditor independente,como auditor fiscal na administração tributária das três esferas de governo, Município, Estado e União e como auditor substituto de Conselheiro do TCE/SC. E atualmente é Conselheiro Vice-Presidente e Supervisor do Núcleo de Informações Estratégicas do TCE/SC e também Diretor de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon.

Florianópolis/SC



CONS. SUBST. ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS
ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS
Formado em Engenharia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração de Empresas pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alexandre Sarquis é Mestre em Ciências Econômicas, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Auditoria pela Universidade do Banco Central (UniBacen).

São Paulo/SP



MINISTRO AUGUSTO NARDES
Brasília/DF



MINISTRO BRUNO DANTAS
BRUNO DANTAS
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Pós-Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Visiting Research Scholar na Benjamin N. Cardozo School of Law, de Nova York - EUA. PostDoctoral Scientific Guest no Max Planck Institute for Regulatory Procedural Law (Luxemburgo) Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor do Mestrado em Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Brasília/DF



BRUNO QUICK LOURENÇO DE LIMA
BRUNO QUICK LOURENÇO DE LIMA
Engenheiro Civil formado pela Fundação Educacional Minas Gerais, com especialização em engenharia de tráfego. Atuação como Engenheiro de Planejamento e Produção. Especialista em Políticas Públicas pela Unicamp; Atuação Empresarial nas áreas de Indústria de Transformação, Comércio Varejista e Serviços de Tecnologia da Informação e Consultoria; Presidente da Associação de Lojistas do Shopping Del Rey; Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte; Presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial de Minas Gerais; Diretor de Comercialização e Articulação Regional do Sebrae Minas Gerais; atualmente é Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Coordenador da Assessoria Legislativa do Sebrae Nacional e responsável pelas ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios, em especial medidas e parcerias relacionadas à efetivação do Estatuto Nacional da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte.

Belo Horizonte/MG



SENADOR ESPERIDIÃO AMIN HELOU FILHO
Florianópolis/SC



JOEL MENEZES NIEBUHR
JOEL MENEZES NIEBUHR
Advogado, sócio da Menezes Niebuhr Advogados Associados. Doutor em Direito do Estado pela PUSC/SP. Autor de diversos livros, dentre os quais “Licitação Pública e Contrato Administrativo”, “Dispensa e Inexigiblidade de Licitação Pública”, “Pregão Presencial e Eletrônico” e “Licitações e Contratos das Estatais”.

Florianópolis/SC



MINISTRO JORGE MUSSI
JORGE MUSSI
• Advogado militante no Estado de Santa Catarina de 1976 a 1994 • Conselheiro da Ordem dos Advogados de Santa Catarina por 4 biênios consecutivos • Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina • Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Santa Catarina • Governador Interino do Estado de Santa Catarina • Ministro do Superior Tribunal de Justiça • Ministro Presidente da Quinta Turma no Biênio de 2010-2012 • Ministro Presidente da Terceira Seção no Biênio de 2013-2015 • Ministro integrante da Corte Especial do STJ • Ministro Corregedor-Geral do Conselho da Justiça Federal • Ministro Integrante do Tribunal Superior Eleitoral como Ministro Substituto • Eleito como Ministro Efetivo do Tribunal Superior Eleitoral – Posse em 24 de outubro de 2017 • Eleito como Ministro Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral – Posse em 14 de agosto de 2018

Brasília/DF



PROF. DR. JUAREZ FREITAS
Porto Alegre/RS



CONS. MARIANNA MONTEBELLO WILLEMAN
MARIANNA MONTEBELLO WILLEMAN
Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional na PUC/Rio, com tese sobre "O desenho institucional dos tribunais de contas no Brasil e sua vocação para a tutela da accountability democrática". Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela mesma Instituição (2001). Procuradora do Ministério Público Especial junto ao TCE-RJ de 2006 a 2015. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nas disciplinas Direito Administrativo e Jurisdição Constitucional. Professora dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Direito da PUC/Rio e da Fundação Getúlio Vargas. Procuradora do Estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2000 a abril de 2006.Autora do livro "Accountability democrática e o desenho institucional dos tribunais de contas no Brasil", editado pela Fórum Conhecimento Jurídico

Rio de Janeiro/RJ



MÁRCIO PUGLIESI
São Paulo/SP



PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE
Doutor em Ciência Política (UnB) com pós doutorado na Columbia University, Mestre em Ciência Política com especializações em Administração Pública pela EBAPE/FGV e Gestão e Políticas Públicas na Enap. Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, já ocupou cargos de direção e coordenação em diversos ministérios e atualmente é Coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia no Ipea. Possui livros e publicações nas áreas de políticas públicas, gestão governamental, governança e inovação.

Brasília/DF

RICARDO NOBLAT
RICARDO NOBLAT
Ricardo José Delgado Noblat é um jornalista brasileiro. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco, Noblat foi editor-chefe do Correio Braziliense e da sucursal do Jornal do Brasil em Brasília. Atualmente, Noblat mantém um blog, o Blog do Noblat, no portal do jornal O Globo.

Recife/PE

RONALDO LEMOS
RONALDO LEMOS
Ronaldo Lemos é um advogado, professor e pesquisador brasileiro respeitado internacionalmente, especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. É professor da cadeira de Direito da Informática da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi nomeado professor visitante da Universidade de Columbia (EUA) em janeiro de 2017. É Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e diretor do Creative Commons Brasil. É sócio do escritório Pereira Neto Macedo Advogados, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Lemos foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet.

Rio de Janeiro/RJ

ROSSANDRO KLINJEY
ROSSANDRO KLINJEY
Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Campina Grande/PB

AUD. RÔMULO MIRANDA ALVIM
RÔMULO MIRANDA ALVIM
Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal há 15 anos, graduado em Ciência da Computação e em Direito, com 2 pós-graduações em Direito. No TCDF, já participou de diversas comissões destacando-se às destinadas à revisão do Manual de Auditoria, ao Controle de Qualidade das Auditorias e ao desenvolvimento dos sistemas de Auditoria e de Processo Eletrônico. Atualmente, desenvolve projetos relacionados ao uso de dados no Controle Externo, estando lotado na Unidade de Informações Estratégicas do TCDF.

Brasília/DF

CONS. APOSENTADO SALOMÃO RIBAS JUNIOR
SALOMÃO RIBAS JUNIOR
Técnico em Contabilidade, Bacharel em Direito, Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca – Espanha. Radialista, jornalista, bancário, professor, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e atualmente Advogado Associado de MN MENEZES NIEBHUR Advogados Assessor Parlamentar, Assessor Ministério da Indústria e do Comércio, Secretário de Estado da Educação, Chefe da Casa Civil, Consultor Geral do Estado, Vice-Presidente da Cia de Desenvolvimento de SC, Deputado Estadual, Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo, Conselheiro do Tribunal de Contas de SC, Presidente do Tribunal de Contas de SC. Ex-Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), ex-presidente do Instituto Rui Barbosa e Presidente do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina. Autor de várias publicações.

Florianópolis/SC

CONS. SEBASTIÃO CARLOS RANNA DE MACEDO
SEBASTIÃO CARLOS RANNA DE MACEDO
Sebastião Carlos Ranna de Macedo é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Vila Velha (UVV). Cursou Engenharia no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Desde 1995 é servidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Em 10 de outubro de 2008, tomou posse no cargo de Conselheiro na vaga reservada aos Auditores. Atualmente, atua como Conselheiro-Ouvidor do TCEES e Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da ATRICON.

Vitória/ES

CONS. THIERS VIANNA MONTEBELLO
Rio de Janeiro/RJ

CONS. VALDECIR FERNANDES PASCOAL
VALDECIR FERNANDES PASCOAL
Formado em Direito, Economia e Administração, com pós-graduação em Direito Administrativo e Constitucional. É Conselheiro do TCE-PE, Professor de Direito Financeiro e Palestrante. Foi Auditor Substituto de Conselheiro do TCE-PE. Presidiu a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em dois mandatos (2014 a 2017). Presidiu o Colégio de Corregedores e Ouvidores (2010 a 2012), e foi vice-Presidente do Instituto Rui Barbosa. É autor de artigos e livros na área do Direito Financeiro e do Controle.

Recife/PE

CONS. APOSENTADO VICTOR JOSÉ FACCIONI
VICTOR JOSÉ FACCIONI
Jornalista, Contabilista, Economista e Advogado, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Especialização em Direito da Grande Empresa na Faculdade de Direito da UFRGS, Especialização em Gerência Administrativa na OIT, na Itália. Participou de curso sobre as funções da Administração Municipal sob o aspecto da evasão rural, ,na Fundação Alemã para o desenvolvimento Internacional em Berlim. Foi Vereador em Caxias do Sul, Deputado Estadual no RS em 3 mandatos, Deputado Federal em 4 mandatos, incluindo a Constituinte e Revisão Constitucional, Diretor Operacional do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento Econômico da Região Sul, Presidente e Conselheiro do TCE-RS, entre os anos de 1998 a 2011 e presidiu a ATRICON de 2006 à 2009.

Porto Alegre/RS



Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro

Infraestrutura hoteleira completa

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Hospedagem

Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290


Realização:




Promoção:




Apoio:



Apoio Institucional:



Secretaria Executiva: